quarta-feira, 16 de setembro de 2009

* SÃO GONÇALO REALIZA SEGUNDA OFICINA PARA CAPACITAÇÃO DO SETOR GASTRÔNOMICO.








A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Gonçalo do Amarante cumpriu mais uma etapa do Programa de Qualificação Gastronômica do município. Mais de 20 cozinheiros da comunidade de Pajuçara participaram de uma capacitação realizada na manhã desta quarta-feira (16).
A segunda oficina culinária contou com a colaboração da chef de cozinha Eleonora Melo, que é consultora da área de gastronomia de Touros, São Miguel do Gostoso e coordenadora do festival gastronômico de Martins. Eleonora esteve em Pajuçara antes da capacitação para avaliar o potencial da comunidade.
“As orientações que programei estão baseadas nos produtos da terra. Percebi que os cozinheiros contam com siri, ostra e camarão em abundância, então resolvi trabalhar pratos utilizando os temperos locais. Eles precisam diversificar o cardápio de forma prática e dentro da realidade de cada um”, enfatizou Eleonora.
A proprietária do restaurante que abriu as portas para receber a oficina, Patrícia Melo, falou que “a capacitação foi muito proveitosa, principalmente por ensinar o aperfeiçoamento dos pratos oferecidos. Estamos usando os mesmos ingredientes, só que de formas diferentes e que com certeza vão agradar ao paladar dos clientes”.
O consultor gastronômico de São Gonçalo do Amarante, Homero Figueiredo, informou que a capacitação tem o objetivo de oferecer novas possibilidades aos comerciantes. “Com essa oficina estamos mostrando que os cozinheiros podem incrementar o cardápio com petiscos e entradas, não se limitando apenas as refeições completas. Dessa forma eles vão agregar mais valor aos produtos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário